A AMPARA
A AMPARA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara é uma entidade sem fins
lucrativos.
Sobre Nós
Sobre a Associação
Formada em 2016 como uma associação de pais, a AMPARA Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara, nasceu com o propósito de difundir conhecimento sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), combatendo preconceitos e auxiliando na orientação de familiares, professores, cuidadores e profissionais de saúde. A motivação para a iniciativa partiu de um grupo de pais que, após o diagnóstico de TEA dos filhos, percebeu a grande falta de orientações sobre como lidar com o autismo.
A atuação da instituição foi pioneira na divulgação de informações sobre o transtorno no município e em toda região. Foram realizados uma série de eventos, simpósios, cursos, participação em eventos sobre o tema, palestras informativas para diversos públicos, Promovemos atendimento psicológico para familiares e cuidadores, como também acolhimento diário de diversas famílias em busca de orientação para encaminhamento diagnóstico e terapêutico.
Temos o intuito de melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista. Ofertamos assistência às famílias, bem como damos apoio no cuidado e no fortalecimento de vínculos, articulando ações em defesa e orientando na obtenção de seus direitos.

Finalidade
A defesa da vida, posto que organizada para defender pessoas em condições marginais na sociedade ou que não estão em condições de superar por si só a(s) própria(s) limitação(ões);
Promover a inclusão social de pessoas autistas (crianças, jovens e adultos), como também sua autonomia;
Divulgar informações sobre autismo, orientar e acolher as famílias de autistas, estimular a inclusão social, capacitar profissionais saúde e educação, organizar e proferir palestras ao público em geral, pais e profissionais, orientar sobre atendimento especializado, promover oficinas e atividades para crianças, adolescentes e adultos autistas, oferecer terapias diretivas e atendimento psicológico, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicopedagogia, tão necessárias para a melhora do quadro e autonomia.
Palestras
Pessoas participaram de eventos
Famílias cadastradas
Depoimentos
Quem Frequenta a AMPARA
“Foi através da Ampara que busquei motivação e aceitação e com isso eu passei a lutar e ajudar outras tantas mães no meu município. Hoje sou orgulhosa em ter a Mariah, aprendi na AMPARA compreender mais sobre o autismo e por minha filha luto para que a sociedade vejam nossas crianças com igualdade e sem preconceito. Tenho muito orgulho de fazer parte da família AMPARA”
“Sou avó do levi de 4 anos, moro em Américo Brasiliense/SP e quando ele tinha 1 ano e 2 meses veio o diagnóstico de autismo iniciando assim um turbulência emocional na família,nesta ocasião procuramos entender mais sobre o assunto TEA e através da página da Ampara no face eu conheci a história de algumas mães e principalmente o relato de vida da Karina Maia, ela em certo depoimento disse que escutar o diagnóstico seria como ir do luto à luta e foi exatamente isso,a Ampara nos da direção de um caminho melhor,só tenho a agradecer em nome da minha família a Família AMPARA , por acolher a cada mãe e seus familiares em meio a dor que um diagnóstico trás”
“Eu estava procurando na internet sobre autismo, nós estávamos perdidos meu marido e eu, pois meu filho autista estava se tornando um adolescente, nós não estávamos preparados para isso….foi quando vi sobre a Ampara e junto com uma amiga também mãe de autista, comparecemos a uma reunião de pais… Eu já tinha o diagnóstico do meu filho há mais de 12 anos, mas nunca havia participado de uma reunião de apoio aos pais, meu foco sempre foram as terapias dele, nunca havia participado de um grupo assim e nem tinha conhecimento de existir algo desse tipo antes. Foi muito bom pra mim, para meu marido e consequentemente para nossa família, pois através de conversas e de apoio nós conseguimos ajudar e sermos ajudados, e hoje tenho na Ampara amigos que estimo muito, quando nos reunimos nós partilhamos nossas alegrias e desafios, já chorei e já ri com as pessoas e histórias que ouvi lá, tive perspectiva de melhora e ainda aprendo como lidar com meu adolescente autista…. Não é uma caminhada fácil pra ninguém, mas saber que temos amigos que nos compreendem faz toda a diferença”
Quer fazer Parte? Entre em contato
Clique em “Realizar Cadastrar” e entraremos em contato com você.